Tuesday, July 11, 2006

The Legendary Tiger Man - Teatro Campo Alegre


Na sequência da apresentação do livro "Pequenas estórias sem importância" da autoria do realizador de cinema de animação Pedro Serrazina, Paulo Furtado apresentou o seu mais recente trabalho, Masquerade, no Teatro do Campo Alegre. O Homem-Tigre, um dos grandes ícons da cena musical alternativa portuguesa, depois de Naked Blues e Fuck Christmas, I've got the Blues, lança um disco mais maduro, mas não menos provocador. Mantêm-se os territórios de pecado, luxúria e boémia; no geral, um ambiente laudânico e erótico, em que domina o prazer carnal. Quer as melodias, quer a voz, quer as curtas-metragens que "ilustram" as composições musicais de Paulo Furtado espelham isso mesmo.
No Café-Teatro do Campo Alegre não foi excepção. Num ambiente intimista e seguindo o conceito do one-man band (embora tenha contado com participações significativas na produção do álbum), Paulo Furtado deu mais um grande espectáculo como se esperava. Apesar de o público não ser exactamente o seu, pois a maior parte das pessoas que tinha reservado o bilhete o fizera apenas para assistir à apresentação do livro, anterior à actuação de Tiger Man, o músico ex-Tédio Boys e actual vocalista dos Wray Gunn actuou como se tratasse do seu público do costume.
Paulo Furtado entrou em palco num silêncio absoluto. A sala era pequeníssima e estavam cerca de 40 pessoas presentes, o que poderia intimidar qualquer músico com o mesmo conceito do Tigre. De facto, ao fazer os agradecimentos iniciais a voz acusava algum estado de inquietação; no entanto, mal começou a actuar todo o nervosismo se dissipou. Dialogou com o público, mandou uma ou outra piada e demonstrou como se alia o espírito rock'n'roll à sensualidade dos blues. O resultado é singular e incomparável.
Os vídeos de tom provocatório, à medida do som e da postura de Furtado, tratavam-se de curtas-metragens da autoria de vários cineastas portugueses, como Edgar Pêra, Pedro Maia, Dario Oliveira e Paulo Abreu. O palco ficava, assim, totalmente preenchido e o Tigre mostrou que continua a ter garras para impressionar no panorama musical, nacional e internacional.

Data: 6 de Julho 2006
Entrada Gratuita

1 Comments:

At 9:28 AM, Anonymous José Duarte said...

Mais uma noite intensa com o carimbo de qualidade do Tiger Man! E, agora numa de partilhar, aqui está a prova definitiva da grande maturidade que muitos jovens músicos portugueses são capazes de demonstrar. Paulo Furtado levou o seu one-man show The Legendary Tiger Man até ao Texas no festival SXSW e, ao que ele conta neste link
http://cotonete.clix.pt/quiosque/noticias/body.aspx?id=42414
aquilo correu tão bem que muitos espectadores ficaram incrédulos ao saberem tratar-se de um músico português. Não conheciam o nosso menino de ouro do blues, está bom de ver! Mas ainda bem que ficaram a conhecer e saíram de lá bem impressionados... Ele merece!

 

Post a Comment

<< Home